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Como gerar o arquivo de remessa retorno no Santander?

Introdução

Arquivo de retorno é um arquivo disponibilizado pelo banco com as informações sobre os boletos, no arquivo de retorno podem constar as informações de quais boletos foram: Protestados; Liquidados/baixados; Entradas confirmadas; Prorrogação; Registros Processados; Alterações e Negativação.

Passo 1 - Acesse sua conta Santander

Acessando seu login no internet banking do Santander, localize o menu Transferência de arquivos e clique nele. Após, na seção Retorno, selecione Consultar.

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Passo 2 - Localize o arquivo retorno e salve em seu computador

Na página seguinte, na coluna de Produto, selecione a opção Cobrança dentre as opções. Já na coluna Layout, selecione o de sua carteira: 240 ou 400.

Info

Caso você não saiba se o layout de sua carteira de cobrança é CNAB 240 ou CNAB 400, entre em contato com seu gerente bancário.

Repare que apenas um dos arquivos será o tipo Movimento, que será o arquivo retorno. Clique no ícone de disquete na coluna Salvar, para salvar o arquivo em seu computador.

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Passo 4 - Salve o e conciliar o arquivo de retorno

Após baixar o arquivo de retorno e salvar o mesmo na pasta de retorno terá que fazer a conciliação do arquivo gerado no sistema.

Para conciliação você irá abrir o sistema Syspro ERP, irá no menu, FINANCEIRO > CONTAS > CONTAS BANCARIAS

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Ao acessar o modulo de contas bancarias você irá clicar no opção de atualizar (F6) para o sistema apresentar todas as contas

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Ao clicar no botão Conciliação bancaria, o sistema irá carregar as informações que constam no arquivo de retorno e irá exibir na tela, para sua visualização e conferência selecione a guia XXX Títulos para conciliar.

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Na coluna Motivo, irá aparecer qual situação deste boleto, pode conferir se os boletos deram entrada corretamente no banco, ou se foi baixado, e ainda os boletos que foram liquidados. Após carregar as informações na tela e feito a conferência basta selecionar o botão de Conciliação Bancaria.

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Feito isso os boletos que foram recebidos estarão liquidados no sistema. para efetuar a conferencia e o botão de conciliação para efetuar a baixa dos títulos.

Lembrando que a liquidação só poderá ser feito dos boletos que foram gerados pelo sistema e estiverem com a Descrição da ocorrência como LIQUIDAÇÃO.

Note

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